O IBEDEC dá algumas dicas de como evitar que suas férias se transformem em um pesadelo:
• o consumidor deve ter atenção redobrada para as propagandas com ofertas muito vantajosas, pois muitas vezes escondem um serviço de qualidade duvidosa ou diverso do anunciado;
• o consumidor deve exigir um contrato por escrito com o preço total da viagem, a companhia aérea ou rodoviária que fará o transporte, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os translados, refeições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios incluídos;
• o consumidor antes de fechar qualquer contrato deve pesquisar no PROCON se existe reclamação da agência contratada. Em caso positivo, é um mal sinal;
• para viagens internacionais o consumidor deve fazer a conversão da moeda para saber o valor exato do pacote em reais, bem como especificar se o preço será em dólar ou fixo em reais para evitar surpresas;
• o consumidor deve ser informado com antecedência se a viagem for com destino a cidades ou países sujeitos a furacões, terremotos, vulcões, ou alguma pandemia como a Gripe Suína ou Malária;
• o consumidor deve conferir se o vôo tem escalas e perguntar se tem direito a desdobrar a passagem para visitar outras localidades;
• o consumidor deve conferir a categoria do hotel e se o preço da diária é com meia pensão ou pensão completa;
• o consumidor deve ter cuidado com as atrações e eventos especiais que na maioria das vezes aumentam e muito o custo da viagem;
• o consumidor deve ter cuidado ao contratar “pacote de aventura”, para que em caso de qualquer acidente não fique desamparado;
INFORMAÇÃO:
O IBEDEC editou recentemente a Cartilha do Consumidor – Edição Especial TURISMO, escrita em linguagem clara e acessível ao público leigo, com o objetivo de orientar o consumidor tanto na hora de planejar suas férias. Seja em viagens de carro, ônibus ou avião, saiba quais são os seus direitos e deveres e como exercê-los.
José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, destaca alguns tópicos que geram muitas dúvidas e que são respondidas na Cartilha do Consumidor – Edição Especial Turismo:
– Você sabe o que é necessário para viajar com crianças no Brasil ou no Exterior?
– Você toma os cuidados com seu imóvel quando viaja, para evitar surpresas desagradáveis ao retornar?
– Você tem consciência ecológica em viagens?
– Você se prepara para os imprevistos mais comuns em viagens?
– Você sabe quais são os seus direitos na quebra de contato pela agência de viagens?
– Posso cancelar minha viagem em caso de pandemias como a gripe suína, por exemplo?
– Você sabe o que é um acidente de consumo?
A cartilha está disponível no site do IBEDEC – www.ibedec.org.br e a versão impressa pode ser obtida gratuitamente na sede do Instituto na Quadra CLS 414, Bloco C, Loja 27, Asa Sul, em Brasília (DF), Telefone (61) 3345-2492 e 9994-0518.
José Geraldo Tardin, presidente do IBEDEC, diz que “muitos brasileiros ascenderam à classe C nos últimos anos, juntando-se às classes A e B no consumo por pacotes de viagens nas férias. Isto fez aumentar muito o número de viajantes pelo Brasil e no Exterior e com isto há muitos problemas por contratos não cumpridos ou por falta de informação do consumidor sobre seus direitos e deveres. A cartilha reúne os casos mais comuns e suas dicas são valiosas para o mínimo estresse durante o merecido descanso.”
Maiores informações com José Geraldo Tardin no fone 61 3345-2492 e 9994-0518
IBEDEC
Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo
CLS Quadra 414, Bloco “C”, Loja 27 – Asa Sul – Brasília/DF
Fone: 3345.2492/9994.0518
Site www.ibedec.org.br E- mail consumidor@ibedec.org.br